O Stress e a Diabetes

26/01/2010 11:34

O stress acontece quando uma pessoa sente-se, de alguma forma, pressionada. Essa pressão pode ser devido á fatores físicos, como doenças, ou emocionais, como problemas financeiros, no trabalho, em casa, etc.

O stress faz com que os níveis hormonais cresçam muito, gerando muita energia armazenada – glicose e gordura – disponíveis para as células. Então, estas células são preparadas para ajudar o corpo a se livrar do perigo. Em pessoas com diabetes, isso não ocorre.

Muitos casos de stress têm origem mental. Esse stress pode ser de curto prazo (ficar preso por um determinado tempo no trânsito) ou longo prazo (ter um chefe muito exigente, que pressiona seus funcionários).

Como o stress altera a diabetes

Nos diabéticos, o stress pode alterar os níveis de glicose de duas formas. Primeiro, uma pessoa que não se cuida, por exemplo, não pratica exercícios físicos regularmente, consume muito álcool, pode ter seu nível de glicose alterado. Segundo, stress hormonais podem alterar diretamente os níveis de glicose.

Segundo estudos realizados por cientistas, os efeitos do stress em pessoas com diabetes tipo 1 são mais complexos. Enquanto na maioria, o stress mental eleva os níveis de glicose, em outros os níveis podem baixar. Nas pessoas com diabetes tipo 2, o stress mental aumenta os níveis de glicose freqüentemente. Para algumas pessoas com diabetes, controlar o stress com uma terapia de relaxamento, parece ajudar.

Stress e Personalidade.

Para se livrar do stress, é preciso saber enfrentá-lo. Algumas pessoas buscam maneiras de resolver o problema, enquanto outras o aceitam, imaginando que este não é tão ruim assim.
Geralmente, as duas maneiras de enfrentar o stress são úteis. As pessoas que as usam tendem a diminuir os níveis de glicose no sangue.

Aprendendo a Relaxar

• Exercícios de respiração. Sente ou deite e descruze os braços e pernas. Respire profundamente. E depois solte o ar o máximo que puder. Inspire e expire novamente, desta vez relaxando os músculos intencionalmente enquanto expira. Respire e relaxe de 5 a 20 minutos. Faça esse exercício pelo menos uma vez por dia.
• Terapia de relaxamento progressivo. Essa técnica, a qual você pode aprender com pessoas especializadas, você enrijece os músculos, e depois relaxa.
• Exercício. Outra maneira de relaxar seu corpo, é através de ampla variedade de movimentos. Há 3 maneiras de se soltar através de movimentos: circulares, alongamento e sacudir partes do corpo. Para deixar esses exercícios mais divertidos, se movimente ao som de uma música.
• Substitua os maus pensamentos por bons pensamentos. Cada vez que você tiver maus pensamentos, tente pensar em alguma coisa que o(a) faça feliz ou orgulhoso(a). Ou memorize um poema, reza, música, e use-os para substituir um mau pensamento.

Qualquer método que você escolher para relaxar, pratique-o sempre. Assim como praticar um novo esporte pode levar semanas ou meses, aprender a relaxar também leva tempo.

Outras Maneiras para Reduzir o Stress Mental.

Você deve ser capaz de se livrar de alguns stresses da vida. Se o transito lhe incomoda, procure outro itinerário. Se brigou com algum parente ou amigo, você pode dar o primeiro passo para resolver a situação.

Alguns problemas que dão origem para o stress jamais irão acabar, não importa o que você faça. Ter diabetes é um deles. Ainda assim, há maneiras de reduzir o stress de viver com diabetes. Grupos de apoio ajudam. Conhecer outras pessoas com o mesmo problema, também. Você não deve sentir-se sozinho.

Há ainda outros meios de evitar o stress. Algumas vezes, adicionar atividades positivas à sua vida pode ajudar. Praticar atividades físicas, esportes, caminhadas... atividades saudáveis ajudam no bem-estar.
Você pode conseguir ajuda para qualquer um desses problemas. Peça à sua equipe médica para indicar um psicoterapeuta. Conversar com um especialista pode ajudá-lo a dominar seus problemas. Você pode aprender novas maneiras de enfrentar ou até mudar seu comportamento.

Voltar