Possíveis Causas e os Tipos de Diabetes Mellitus

26/01/2010 11:38

No início pensava-se que o fator que predispunha à enfermidade era um consumo alto de carboidratos de rápida absorção. Depois viu-se que não havia um aumento das probabilidades de contrair diabetes mellitus com o consumo de carboidratos de assimilação lenta.

Atualmente pensa-se que os fatores mais importantes são o excesso de peso e a falta de exercício (para o diabetes tipo 2).

A atividade física melhora a administração das reservas de açúcar do corpo. As reservas de glicogênio aumentam e ficam mais regulados quando o corpo está em forma, já que os lipídios se queimam com mais facilidade, reservando mais os carboidratos para esforços intensos ou em caso de que a atividade seja muito longa que as reservas agüentem mais tempo.

No caso da diabetes tipo I, esta aparece quando o Sistema imunológico do doente ataca as células beta do pâncreas. A causa desta confusão ainda não foi definida, apesar de parecer estar associada a casos de constipações e outras doenças. O tipo de alimentação, o estilo de vida, etc. não têm qualquer influência no aparecimento deste tipo de diabetes.

Fonte: Wikipédia (#)

Voltar