Diabetes Mellitus Tipo II

26/01/2010 11:35

Anteriormente chamada de Diabetes não Insulino-dependente,hoje denomina-se Diabetes tipo II. Mais comum em adultos e quase sempre associada à obesidade, sua origem não é totalmente conhecida e seu mecanismo fisiopatológico complexo.

Estudos demonstram que ocorre um fenômeno de resistência à insulina,provavelmente por um defeito presente nos receptores periféricos de glicose,onde as células beta do pâncreas aumentam a produção de insulina e, ao longo dos anos acabam por levar as células beta à exaustão.

Inúmeras são as causas, vários fármacos,tis como o uso prolongado de corticóides,ou ainda freqüentemente associada à hemocromatose não tratada.

Diabetes gestacional

A diabetes gestacional também envolve uma combinação de secreção e responsividade de insulina inadequados, assemelhando-se à diabetes tipo 2 em diversos aspectos. Ela se desenvolve durante a gravidez e pode melhorar ou desaparecer após o nascimento do bebê. Embora possa ser temporária, a diabetes gestacional pode trazer danos à saúde do feto e/ou da mãe, e cerca de 20%–50% das mulheres com diabetes gestacional desenvolvem diabetes tipo 2 mais tardiamente na vida.

A diabetes mellitus gestacional (DMG) ocorre em cerca de 2%–5% de todas as gravidezes, é temporária e completamente tratável mas,requer supervisão médica cuidadosa. Os riscos fetais/neonatais associados à DMG incluem anomalias congênitas como malformações cardíacas, do sistema nervoso central e de músculos esqueléticos.

A insulina fetal aumentada pode inibir a produção de surfactante fetal e pode causar problemas respiratórios. A hiperbilirrubinemia pode causar a destruição de hemácias. Em muitos casos, a a morte perinatal pode ocorrer, mais comumente como um resultado da má profusão placentária devido a um prejuízo vascular.

Fonte: Wikipédia (#)

Voltar